segunda-feira, 6 de setembro de 2010

F1 2010 é dos mais realistas já criados para o esporte

Olá fãs de jogos esportivos, quem tem videogames sempre tem um de corrida, a maioria é de Ferrari.





As corridas de Formula 1 já fazem parte da rotina brasileira. Nenhum outro esporte de velocidade é tão popular no nosso país quanto a categoria “mais charmosa do automobilismo”.
Formula 1 é um esporte que apaixona gradativamente. Quanto mais se entende, mais se intensifica o interesse e, sem nem perceber, você acerta o alarme para ligar a TV às quatro da madrugada para acompanhar o Grande Prêmio de Xangai.
E é pensando neste público enamorado, vibrante e já capturado pelo espírito da velocidade que a Codemasters tomou a frente no desenvolvimento da adaptação oficial da categoria para os videogames.


Qual botão é o breque?




Não pense que Formula 1 2010 é um jogo de nicho e que apenas os participantes do clube de Interlagos é que irão se divertir por aqui. Graças a um sistema de assistência, os menos habilidosos ou familiarizados com o gênero podem se ajustar gradativamente à jogabilidade do game.
São inúmeras as opções de auxilio, como maior sensibilidade dos freios ou inclusão de um traçado virtual na pista, que dá visualmente a dica de qual o melhor posicionamento e o momento exato para acelerar com tudo ou reduzir as marchas.
Uma maneira interessante de compreender melhor as nuances da pilotagem é desligá-los um a um e sentir como o carro se comporta na ausência de cada.
A versão de demonstração para a imprensa, ainda sem algumas funcionalidades da versão final do game, retratava uma corrida em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Nas palavras do próprio Rubinho Barrichello: “Um circuito complicado em que a maioria das ultrapassagens são realizadas nas curvas estreitas de baixa velocidade”.



Entretanto, ao contrário do que pode parecer, a diversão esteve sempre presente . Em cada uma das milhares de vezes em que o carro saiu rodando desgovernado, a motivação era retornar e tentar de novo. Ou pelo menos estragar a disputa e bater em algumas pessoas.
Formula 1 2010 é um jogo rígido e realista, mas com uma curva de aprendizado acessível. Cada posição conquistada é digna de comemoração e, com a inclusão das já citadas assistências, se torna complexo em várias camadas.
Bom para os iniciantes, melhor ainda para os aficionados do gênero.



Espelho, espelho meu, existe jogo mais belo do que eu?



A qualidade gráfica é tamanha que não são raras as situações em que o desejo de passear observando os detalhes do carro e da pista é mais forte do que o de disputar as primeiras posições.
E se você ambiciona estar o mais próximo possível da experiência de encarnar seu piloto favorito, abusando assim da perspectiva em primeira pessoa, prepare-se então para enfrentar um grande inimigo: o clima. Pilotar um carro de Fórmula 1 sob chuva torrencial é o que separa homens comuns de mitos como Ayrton Senna, e graças ao realismo de F1 2010, agora qualquer pessoa poderá colocar suas habilidades à prova






Trulli ou Kovalainen? Kobayashi ou Rosberg? A escolha é sua



Outro aspecto que impulsiona positivamente o jogo é o reconhecimento prévio dos competidores e suas respectivas equipes, o que torna ainda mais prazerosa a batalha por posições e a alternância entre táticas mais agressivas ou ponderadas de ultrapassagens.
Eu, por exemplo, encarnei o espírito vingador destrutivo e, como um míssil, fiz questão de enfiar o carro inúmeras vezes seguidas na lateral do meu espanhol favorito, Fernando Alonso. Infelizmente a demo ainda não possuía um sistema de danos, mas fiz questão de imaginar aquela Ferrari número 8 explodir em pedacinhos alegres e reluzentes.
Todos os 25 pilotos estarão presentes, além dos 19 circuitos oficiais da temporada 2010, retratados de maneira extremamente realista. Somando tudo, F1 2010 pode ser considerado, tranquilamente, um dos games mais fiéis já feitos sobre o esporte.
Talvez a falta de variedade nos modos de jogo torne a experiência um pouco limitada em comparação a outros títulos do gênero de corridas, mas em se tratando de uma adaptação licenciada da categoria mais famosa do automobilismo, Formula 1 2010 deixa todos seus competidores na necessidade de entrar nos boxes e dar aquela regulada na suspensão.


O jogo está está previsto para o dia 22 de setembro, com versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Até mais!!
- Gx2

Nenhum comentário: