segunda-feira, 5 de setembro de 2011

F1 2011: Feito sob medida para fãs de automobilismo

Buenos dias muchachos, fiquei ( acho ) 2 dias sem postar, é férias !! Mas hoje vou postar.
mais preciso simulador de corrida da atualidade. Enquanto Gran Turismo e Forza Motorsport optam por simular diferentes tipos de modalidades e veículos, o jogo F1 se foca em uma simulação extremamente fiel de uma única categoria, e por isso acaba sendo a mais técnica e realista. Ao mesmo tempo, também não é um jogo para qualquer um: como seu antecessor, jogar F1 2011 é um compromisso que envolve paciência e dedicação.

Em F1 2011, que chega em 20 de setembro para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, com dublagem em português (como você vê no trailer abaixo), a curva de aprendizado é lenta, resultado de uma jogabilidade que respeita todas as regras reais da categoria esportiva, mesclando a velocidade e adrenalina do asfalto sobre quatro rodas com a estratégia e gerenciamento de uma carreira repleta de campeonatos, aliados e rivais, tabelas de tempo, oficinas e até entrevistas.



Sim, o realismo é levado tão à sério, com carros, equipes, pilotos e até patrocinadores reais, que até quando você não está correndo, você se sente na pele de um piloto, vendo tudo o que se passa pelos bastidores de cada circuito, enquanto faz ajustes em sua equipe e veículo – bem no Codemasters mesmo.

Afundar o pé no acelerador para tentar alcançar a primeira posição não é exatamente a maneira correta de se jogar F1 2011. Aqui, mais importante do que agressividade no volante e ultrapassagens, é tentar se manter na pista com uma direção e velocidade consistente, algo que só é conquistado pelo jogador depois de alguns minutos de treino.

Pisar no acelerador, só se você tiver certeza que terá espaço e tempo suficiente para fazer uma ultrapassagem, caso contrário, em vez de você subir uma posição, é provável que você caia umas cinco ou seis. Lembre-se: você está correndo a 300 quilômetros por hora.


Agora o jogador conta também com alguns truques na manga. Uma das marcas registradas dos jogos de corrida da Codemasters, a volta no tempo, que permite refazer curvas, desfazer batidas e outras barberagens do jogador, também marca presença. Outra novidade é a possibilidade de controlar o aerofólio do veículo e atingir maiores velocidades em linhas retas.

Engraçado foi notar que, ao realizar a façanha de fazer um drift (aquela deslizada lateral durante uma curva, coisa inimaginável para veículos de Fórmula 1) no circuito de Mônaco, ganhei o troféu “Já considerou jogar Dirt 3?”. Prova de que criatividade e bom humor também não faltam em F1 2011.

Apesar de todo o realismo, é possível ativar uma série de opções que auxiliam o jogador em tempo real, como marcadores visuais na pista, indicando o melhor trajeto e os momentos certos para acelerar e frear, como na edição anterior. Outras possibilidades envolvem reduzir as penalidades e diminuir ou desligar completamente o sistema de danos, um dos destaques do jogo.

Quanto mais danificado seu carro estiver, mais difícil será se manter na pista ou obter uma boa performance, exigindo uma parada no pitstop, onde você também pode trocar os pneus de acordo com o tempo (que pode ser dinâmico e te pegar de surpresa com uma tempestade no meio da partida) e realizar outros ajustes - tudo muito técnico.

Mesmo com todos os sistemas de auxílio ao jogador ativados e no menor nível de dificuldade, F1 2011 ainda é um jogo desafiante, principalmente para quem está acostumado apenas com games de corrida arcade, como eu. É praticamente um reaprendizado.

Até mais !!!!

Nenhum comentário: