terça-feira, 12 de julho de 2011

Tem uma vaga no seu coração?

Galera agora o papo é serio...

Se existe uma coisa que me tira do sério é gente que compra gato ou cachorro. Para que comprar um filhotinho se existem tantos animais abandonados nas ruas ou nos abrigos das associações protetoras?

Algumas pessoas dizem que preferem cães de raça, ou até com pedigree. E isso, eu não entendo mesmo!!! Pensa bem: quando você arranja um amigo, você costuma perguntar para ele qual o seu sobrenome ou se na família dele tem alguém importante? Claro que não!!! Pois é a mesma coisa de exigir pedigree ou raça definida na hora de adotar um amiguinho de focinho gelado...

Eu já tive vários cachorrinhos SRD, ou seja, sem raça definida, vira-latas puríssimos! E eles não ficam devendo nada a um animal de raça, porque também são fofos, companheiros e inteligentes. Portanto, se você estiver pensando em arrumar um amigo, procure um que esteja nas ruas em à espera de uma dona bacana como você. Ou ligue para uma ONG de proteção animal da sua cidade para se informar sobre as feirinhas de adoção.

Agora, dá uma olhada nesta lista aqui embaixo. São os "Dez Mandamentos da Posse Responsável", que eu adaptei da Arca, que é a Associação Huminatária de Proteção e Bem-Estar Animal .

1) Antes de adotar um amiguinho de quatro patas, lembre-se de que ele vai viver, mais ou menos, 12 anos. O pessoal da sua casa concorda? Tem quem fique com seu bichinho quando você tiver que viajar?

2) Comprar por impulso é bobagem. Visite os abrigos públicos ou as ONGs que alojam animais abandonados.

3) Adapte sua escolha ao espaço físico que o cachorrinho terá na sua casa. Você mora em apartamento? Então, é melhor adotar um pequeno ou de porte médio.

4) Mantenha seu bichinho em sua casa, e não solto na rua. E, quando vocês forem passear, não dispense coleira e guia.

5) Cachorro não precisa só de carinho. Ele também necessita de ração e água fresquinha, banho, exercícios, além de visitas regulares ao veterinário.

6) Reserve um tempo diário para ficar junto com o seu cãozinho.

7) Se for possível, adestre-o, mas sempre respeitando as características dele.

8) Vai passear? Leve um saquinho descartável para recolher o cocô do seu animalzinho.

9) Coloque plaquinha de identificação no seu cachorro. Identificação permanente (microchip) também é bacana.

10) Castre seu animal. O maior problema hoje dos cães e gatos abandonados são as crias indesejadas.
bjs:Rá Pinheiro

Nenhum comentário: